14 ago

Pandemia: As 5 grandes mudanças para a Logística e como sua empresa pode ser impactada

 

A Covid-19 começou a se espalhar no final de 2019 e parou o mundo. Junto com o cenário de incertezas, surgiu a necessidade de adaptação a novos hábitos e não há exceção, todo tipo de mercado está sendo afetado, alguns mais e outros menos, de qualquer forma as mudanças estão acontecendo.

 

Como lidar com os impactos da Pandemia? Realmente é possível gerar algum tipo de oportunidade em meio a este desafio? Estes são apenas dois entre os vários questionamentos que existem atualmente e, como acreditamos que juntos vamos mais longe, decidimos compartilhar este conteúdo com dicas e informações úteis sobre o efeito da Covid-19 no setor logístico.

 

Vamos abordar 5 das grandes mudanças que estão impactando o mercado, nos acompanhe até o final desta leitura e conheça soluções que podem fazer diferença para o seu negócio. E não se esqueça que estamos a disposição para te ajudar, então, se precisar de qualquer coisa é só procurar a nossa equipe.

 

 

Preocupação com a saúde dos colaboradores

 

Essa sem dúvida é uma das maiores preocupações para os gestores, afinal, estamos falando de uma doença que até o momento não tem vacina disponível, então, a prevenção continua sendo o melhor caminho.

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou um documento sobre medidas de prevenção a  Covid-19 no ambiente de trabalho, entre as recomendações estão:

 

 

  • Manter o ambiente de trabalho limpo e higienizado

 

Uma das principais fontes de disseminação do vírus são as superfícies, por isso é fundamental que ocorra a constante limpeza das mesas e estações de trabalho.

 

  • Incentivar a lavagem completa das mãos

 

A correta lavagem das mãos com água e sabão é uma medida importante para impedir a infecção do vírus, por isso, é essencial que a empresa garanta que os colaboradores tenham acesso a dispensadores de álcool em gel ou desinfetantes para as mãos. Outras medidas também podem ser tomadas, como a exibição de informativos com instruções para a lavagem correta das mãos (principalmente nos banheiros).

 

  • Promover a higiene respiratória no local de trabalho

 

Atitudes simples como cobrir a boca e o nariz no momento de espirrar e evitar coçar as regiões do rosto também são formas de prevenção. Inclusive, as empresas podem tomar a iniciativa de disponibilizar lenços e/ou máscaras aos colaboradores.

 

  • Incentivar os funcionários doentes a trabalharem de casa

 

No caso de tosse ou febre leve (37.3%) a OMS incentiva que os funcionários trabalhem de casa. O mesmo se aplica aos que precisam tomar medicamentos como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, pois podem mascarar a infecção. Esta é uma medida super importante para evitar a contaminação de outros colaboradores.

 

Além do físico, outro fator preocupante é o estado da saúde mental dos colaboradores, que também sofre os impactos dessa mudança tão drástica. Um misto de pensamentos e emoções passou a fazer parte do cotidiano de cada um, o que gera cada vez mais estresse e ansiedade. Com isso, a empresa tem o papel importante de fornecer suporte aos funcionários, o que pode ser feito de várias maneiras, como por exemplo, através de apoio psicológico e ações virtuais para lidar com o isolamento.

 

A brclog tem um imenso cuidado com cada membro de sua equipe e leva a sério as recomendações fornecidas pela OMS e o governo brasileiro.

 

 

Mudanças de hábito de consumo

 

Como já mencionado, o impacto da pandemia causada pelo Coronavírus atingiu a tudo e a todos, o que inclui também as mudanças de hábitos do consumidor. Várias pesquisas apontam que os brasileiros aumentaram suas compras online e passaram a usar meios digitais de pagamentos, inclusive, é bem provável que a transformação continue acontecendo mesmo com o pós pandemia.

 

Por conta do aumento da demanda de compras no comércio eletrônico, os prazos de entrega também passaram a ser mais longos, o que muitas vezes é aceitável, devido às alterações repentinas no transporte. 

 

Para acompanhar o novo cenário é fundamental que a empresa seja adaptável e faça uma análise detalhada do impacto que a pandemia causou à operação. Depois disso, o próximo passo é realizar um novo planejamento, que envolve ações preventivas e de remediação para minimizar o aumento do prazo de entrega, por exemplo. Afinal, ainda que as mudanças sejam compreensivas, o cliente quer e precisa ser surpreendido em sua experiência de compra, fator que também é muito importante para as empresas que querem garantir a excelência em performance.

 

Desde que começou a sua trajetória, a brclog considera a adaptação uma característica fundamental para oferecer um serviço de qualidade aos seus parceiros e por isso, mais do que nunca, está disposta e preparada para adaptar estratégias e operações logísticas para garantir a eficácia de cada serviço prestado.

 

 

Transporte rodoviário

 

Segundo dados da CNT (Confederação Nacional de Transportes), o setor de transporte, serviços auxiliares e correios registrou, em Maio de 2020, um aumento equivalente a 4.6% em relação ao mês de Abril. Ainda assim, o segmento continua sofrendo com as consequências da pandemia.

 

O presidente da CNT, Vander Costa, menciona: “Maio nos deu a sensação de que iniciamos um processo lento de saída da crise em alguns segmentos do transporte. Mas os números mostram ainda que estamos distantes do nosso desempenho potencial”.

 

Ainda que todas as consequências sejam desconhecidas, é possível encarar este momento como uma transformação otimista e que produza novas oportunidades. Para que isso aconteça, um dos fatores essenciais é incluir a logística de transportes no planejamento da gestão da operação.

 

A brclog possui experiência em desenvolver soluções customizadas para os seus clientes e, mesmo com os efeitos da pandemia, consegue oferecer eficácia equilibrada com transparência, principalmente no que diz respeito a prazos. Para conhecer mais sobre os nossos serviços de transporte, clique aqui.

 

 

A era da digitalização

 

Como já mencionado, o isolamento social é um dos fatores que levou o consumidor brasileiro a estar cada vez mais inserido na era digital, o que pode ser uma vantagem para sua empresa, pois é uma oportunidade de aumentar as vendas. Mas, também é importante ressaltar que existem outros fatores que influenciam no desenvolvimento de uma estratégia logística eficiente.

 

Por exemplo, a tecnologia também pode e deve ser usada a favor da sua operação e, para isso acontecer, é essencial ter à disposição um sistema robusto que faça a geração de relatórios com os detalhes dos indicadores de performance, dados que são essenciais para a elaboração de ajustes em processos e medidas preventivas.

 

Outro fator importante é garantir que toda a equipe esteja envolvida com as possíveis mudanças na operação. Além disso, também pode ser considerado um diferencial o fato de os colaboradores estarem atualizados em relação ao cenário de impactos da pandemia no âmbito do transporte rodoviário.

 

A brclog atua com um sistema WMS que justamente entrega tudo o que é necessário para garantir a qualidade das operações dos parceiros, além disso, toda a equipe de colaboradores está pronta para atender com exclusividade todas as necessidades de cada processo. Conheça mais sobre essas vantagens clicando aqui.

 

 

Relação com fornecedores

 

Confiança e transparência são características fundamentais para um bom relacionamento entre fornecedor e cliente. Com este novo cenário, passaram a fazer parte de uma base sólida para se atingir a estratégia logística adequada a operação.

 

O momento atual também é oportuno para que você analise se o seu parceiro possui a flexibilidade que a sua operação precisa, não se esqueça que o seu cliente sempre estará esperando pelo melhor que possa oferecer.

 

 

Quer saber mais detalhes sobre como a brclog está adaptando a sua prestação de serviço a situação atual? Então não deixe de procurar nossa equipe, estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas, afinal, #JuntosVamosMaisLonge

 

 

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