10 nov

Logística 4.0: Tudo o que precisa saber sobre essa nova fase da logística

 

As exigências que são constantemente impostas pelo mercado induzem a adaptação dos processos e da estratégia logística. Tais mudanças já vem acontecendo desde os primórdios, e algumas delas marcaram a história, como por exemplo, a segunda e terceira revolução industrial.

 

Atualmente, a grande novidade é a Logística 4.0, que ficou sendo conhecida como quarta revolução industrial, pois têm mudado o modo de as empresas realizarem seus negócios, além de transformar a sociedade e o estilo de vida das pessoas.

 

Decidimos elaborar este artigo para explicar melhor do que se trata, quais são os benefícios e os desafios dessa evolução. Então, se você quer ficar por dentro dessa tendência que tem se tornado cada vez mais uma realidade nas empresas, nos acompanhe até o final desta leitura e conheça todas as nossas dicas.

 

Ah! E não se esqueça, se ficar com alguma dúvida, é só procurar nossa equipe!

 

 

O que é a Logística 4.0?

 

No modelo tradicional da Indústria, a produção acontece em grande escala, com o objetivo de atender a demanda de pedidos sem correr nenhum tipo de risco. Mas, com o avanço da tecnologia e dos sistemas de produção, surgiu a expressão Logística 4.0, que representa uma nova fase da logística, que tem como sua principal meta o market share, que nada mais é do que a participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto. Logo, o foco é utilizar sistemas robustos como método principal para o crescimento organizacional, o que leva a automatização dos processos e consequentemente contribui para o aumento da produtividade e maior eficiência nas operações.

 

Com isso, a operação fica totalmente interligada, desde os equipamentos, até as transportadoras e os colaboradores. O objetivo é garantir uma logística mais rápida, conectada e com um alto nível de qualidade.

 

 

Como as empresas estão hoje?

 

Atualmente, a tecnologia já está inserida na rotina das empresas, de uma forma ou outra. Então, por que é necessário a Logística 4.0?

 

Bom, o conceito de Logística 4.0 vai além da utilização de ferramentas modernas de tecnologia da informação e comunicação. Para que o sistema flua e produza bons resultados para o seu negócio, também é fundamental que haja o alinhamento de tais tecnologias com a cadeia de suprimentos e a estratégia logística da empresa.

 

No próximo tópico, vamos falar com detalhes sobre as vantagens em adaptar a sua operação para a Logística 4.0.

 

 

Como podem melhorar com a tecnologia?

 

Separamos 5 das principais vantagens que a Logística 4.0 oferece:

 

1- Aumento do foco na estratégia de negócios

 

Na Logística 4.0, o foco é voltado para a estratégia organizacional. Com isso, os objetivos traçados visam modernizar e aprimorar a gestão, reduzir perdas e custos, além de otimizar o tempo, tudo sem comprometer a qualidade.

 

Para que isso aconteça, é fundamental a conexão dos processos com softwares que disponibilizam informações acessíveis e atualizadas. Logo, com o controle eficiente das rotinas, a empresa pode manter o foco nas questões estratégicas da organização.

 

A brclog acredita na eficácia produzida pela aplicação dos conceitos da Logística 4.0 e é por isso que conta com um robusto sistema WMS para acompanhar e garantir que todas as operações estejam funcionando de acordo com as solicitações dos clientes. Além de agilizar os processos, também se ganha mais confiabilidade na gestão do inventário, por exemplo.

 

 

2- Redução de perdas

 

Por meio da Logística 4.0 fica mais fácil entender o fluxo dos produtos ao longo da cadeia produtiva, e assim, elaborar soluções que sejam mais ágeis e efetivas.

 

Também é possível promover a redução de perdas nos estoques, a necessidade de retrabalho, a diminuição de problemas com extravios e avarias, entre outros problemas que podem comprometer a produtividade e os resultados da sua operação.

 

A brclog utiliza um sistema TMS (Transportation Management System) para realizar a gestão do transporte, por meio dele é possível acompanhar todos os processos (desde a coleta até a entrega), ou seja, é um método que lhe permite entender quais são os gargalos e assim tomar iniciativas para sanar tais problemas.  Além disso, você pode realizar o acompanhamento em tempo real do status das entregas.

 

 

3- Redução de custos

 

Uma vez que as perdas diminuem, os custos também são menores, o que também é uma vantagem, afinal, este é um fator que contribui diretamente para que a empresa se torne mais competitiva e conquiste mais espaço no mercado.

 

Usar a tecnologia para controlar o estoque é uma forma eficaz de redução de custo, pois, à medida que o sistema é alimentado com mais informações, fica mais fácil de entender qual é o momento e a quantidade ideal para realizar compras de um determinado item. Com isso, o estoque passa a ser cada vez mais enxuto, o que evita excessos ou/e faltas e consequentemente afeta o financeiro.

 

Para garantir isso, A brclog realiza o controle de estoque e o inventário também por meio de um módulo do sistema WMS, que leva em consideração as boas práticas de auditoria e fornece confiabilidade e precisão nas apurações.

 

 

4- Melhoria na análise de dados

 

Investir em sistemas mais robustos e inteligentes também representa melhora na realização das análises de dados. Tais soluções são capazes de fornecer insights (ideias) que visam otimizar os processos e criar estratégias mais eficazes.

 

Outro exemplo prático é utilizar soluções tecnológicas para antecipar a demanda dos consumidores e adquirir produtos que estejam dentro do que o público está buscando.

 

O tipo de sistema mencionado no item anterior tem como destaque outro aspecto, que é permitir o acompanhamento de indicadores de maneira precisa, que é justamente um dos diferencias da brclog, que está submetida a rígidos SLAs de atendimento, pois compreende que este é um excelente método para extrair informações e a partir daí solucionar gargalos, além de ser uma forma de superar as expectativas do target (público-alvo).

 

 

5- Aumento da satisfação do cliente

 

Todas as melhorias e modernizações produzem um ganho de qualidade nos serviços prestados, o que, automaticamente, reflete em maior satisfação dos clientes.

 

É importante destacar que entender e atender às necessidades dos clientes é a base para fidelização, além disso, é o que faz com que a sua empresa seja sempre lembrada como primeira opção.

 

 

Quais são os maiores desafios?

 

A aplicação da Logística 4.0 é algo complexo, logo, existem alguns desafios ao realizar a sua implementação. A seguir, separamos alguns dos maiores obstáculos:

 

Falta de métricas e visibilidade de estoque

 

Uma das piores falhas para uma empresa é vender um produto que não está disponível, algo que pode acontecer se a operação não conta com uma visibilidade precisa do estoque. Na Logística 4.0, muitas vezes o armazenamento é enxuto, por isso, é ainda mais importante as métricas, que ajudam no controle do estoque e na previsão de demanda. Além disso, também é importante contar com um sistema de gerenciamento de estoques, pois pode simplificar diversos problemas e integrar informações em tempo real.

 

Como já mencionado, a brclog enfrenta esse desafio através do seu robusto sistema WMS, para conhecer os demais detalhes sobre tal solução, clique aqui.

 

Um dos fundamentos básicos da Logística 4.0 é combinar o uso de tecnologia com estratégia, para que isso aconteça no estoque, também é importante a aplicação de boas práticas de armazenagem.

Preparamos um outro conteúdo que abrange os detalhes sobre a redução e o controle de estoque, então, caso queira saber mais a respeito, fique à vontade para ler e compartilhar.

 

 

Processos bem segmentados na supply chain

 

Uma boa parte das falhas de processos acontecem por conta de problemas com comunicação, o que acaba gerando impacto no cliente final, que fica insatisfeito. Por isso, um processo baseado na Logística 4.0 deve ser totalmente sincronizado e conectado entre pessoas, equipamentos, processos, áreas e empresas.

 

Para a brclog, poder contar com uma equipe de colaboradores treinada e sincronizada, é essencial para manter o alto padrão de excelência exigido pelos clientes. Como exemplo, podemos citar a equipe de TI está preparada para garantir a sincronização dos sistemas, além de atuar como suporte para o restante da equipe e nossos parceiros. Conheça um pouco mais do nosso time clicando aqui.

 

 

Escolha dos melhores operadores logísticos

 

Como já mencionamos, o fundamento principal da Logística 4.0 é garantir a integração de todos os envolvidos para entregar uma operação otimizada. Então, além de investir em tecnologia, a sua empresa precisa contar com a melhor parceria, que esteja disposta a se adaptar a sua necessidade.

 

Desde 2002 a brclog vem adquirindo experiência no mercado e graças à parceria que possui com cada cliente, conseguiu expandir a sua área de atendimento. Hoje, as soluções vão desde a adequação de produtos, até armazenagem e transporte.

 

Quer saber mais detalhes sobre as vantagens que oferecemos? Então, procure a nossa equipe, estamos preparados e disponíveis para te atender.
#JuntosVamosMaisLonge

 

Conteúdo protegido.