20 nov

Como usar a Gestão de Estoque para fazer uma logística de armazenagem eficiente?

 

As datas comemorativas são as datas mais marcantes e esperadas pelo comércio (físico e eletrônico), por isso, é necessário planejamento prévio e estratégia logística para garantir que a operação esteja pronta para atender toda a demanda.

 

Mas será que a logística de armazenagem realmente faz a diferença? Imagine a cena: a sua loja está dobrando as vendas do mês em apenas um dia e na hora de expedir os pedidos chega a notícia de que houve um erro na gestão do estoque e que, com isso, não está disponível a quantidade de produtos que já foram comprados. E agora?

 

Parece um pesadelo não é mesmo? Essa é uma situação que, infelizmente, é muito comum em meio a uma operação, mesmo em momentos em que as vendas não estão no auge. Esse é apenas um entre os vários motivos que demonstram a importância de contar com uma logística de armazenagem eficiente.

 

Não sabe por onde começar? Nós vamos te ajudar! Preparamos este conteúdo para esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes em relação a gestão de estoque, armazenagem e também compartilhar soluções que farão a diferença para o seu negócio.

 

 

Afinal, o que é a gestão de estoque e armazenagem?

 

Antes de falar sobre estratégia é importante deixar claro a diferença entre a gestão de estoque e armazenagem, que apesar de serem complementos um do outro, possuem objetivos diferentes.

 

A palavra estoque refere-se ao ato de guardar matérias-primas, produtos semiacabados ou mercadorias prontas para o consumo de forma temporária e/ou permanente. A estocagem é uma ação presente em vários setores como o varejo e a indústria.

 

A gestão de estoque nada mais é do que a ação de gerenciar os itens que estão guardados por meio de atividades que garantam a organização e necessidades específicas dos produtos, além do controle para atender a demanda de pedidos.

 

Já a armazenagem está relacionada ao conceito de armazém ou depósito físico e engloba todos os processos que são realizados no espaço, o que inclui a estocagem.  Podemos dizer que ela diminui a distância entre quem vende e quem compra.

 

A eficiência nas atividades que fazem parte da armazenagem, influenciam diretamente na estratégia logística da empresa, afinal, é onde tudo começa. Se o produto não está no estoque ou não passa pelos processos no tempo devido, atrasos ocorrem e quem também sente o impacto é o cliente final, algo que ninguém quer.

 

Agora que já esclarecemos as diferenças entre os conceitos vamos falar sobre o que envolve a gestão de estoque e conhecer alguns dos obstáculos enfrentados atualmente.

 

 

Como normalmente funciona o fluxo

 

A gestão do estoque varia de acordo com o tipo de produto e necessidade da empresa, mas podemos dizer que no geral o fluxo envolve receber e conferir as mercadorias, guardá-las de forma apropriada (levando em consideração suas características), realizar o inventário periódico e enviar para expedição a quantidade certa e sem atrasos.

 

Pode até parecer simples, mas dentro das atividades mencionadas existem inúmeras situações que se convertem em problemas e demonstram como a falta de gestão de estoque é a primeira peça de um “efeito dominó” que pode gerar prejuízo e o pior, causar uma má impressão ao cliente final.

 

Separamos 5 itens que estão entre os maiores desafios ao lidar com a gestão de estoque:

 

1 – Compra em excesso

 

Muitos têm a ideia de que um estoque cheio é a garantia de que todos os pedidos serão atendidos e a realidade não é bem essa, é preciso levar em consideração outros fatores, como:

 

  • Prazo de validade: Mesmo fazendo uma estimativa de vendas, pode ser que não haja tantos pedidos como o estimado, com isso os produtos podem ultrapassar o vencimento, o que também representa perda financeira;
  • Necessidade de mais espaço para armazenamento: Quanto mais mercadoria, maior é o espaço necessário para armazená-las, o que pode levar a necessidade de adequar o tamanho do depósito ou armazém, algo que gera custos, além do risco de perder produtos durante as mudanças;
  • Capital de giro: O financeiro da empresa também é afetado negativamente com o excesso de estoque, isso porque é necessário disponibilizar uma alta quantia para compra de produtos e como não existe a certeza da venda pode ser que o retorno demore para acontecer.

 

2 – Falta de inventários periódicos

 

O inventário é o processo que permite a conferência entre o estoque físico e o sistema, logo, é possível identificar possíveis falhas operacionais. Não realizar essa atividade de forma rotativa (levando em consideração as necessidades da empresa), afeta a logística de armazenagem e gera custos devido às perdas.

 

3 – Falha na segurança

 

Não ter controle de acesso ao estoque e não monitorar os produtos podem facilitar o furto de mercadorias, o que influencia no inventário e representa perda financeira.

 

Além disso, há situações em que um funcionário da empresa precisa do produto, seja para um determinado teste ou para ser usado em processos de marketing, por exemplo.

 

Independente do motivo, a questão é: quando o estoque não é monitorado e não conta com um responsável, pode acontecer de a pessoa retirar uma mercadoria que vai gerar divergência no inventário e, assim, iniciar uma reação em cadeia.

 

4 – Não registrar todas as movimentações

 

A gestão do estoque envolve disciplina, se alguma movimentação de entrada ou saída não for registrada, pode causar inconsistência no inventário e levar a uma compra de material sem necessidade.

 

5 – Falta de automatização

 

Realizar o controle de estoque de forma manual não é a melhor opção. Dizemos isso porque o risco de falhas operacionais é maior, já que o volume de informações a serem controladas é extenso.  Além disso, é necessário levar em conta a confiabilidade dos dados e produtividade dos funcionários.

 

 

Como pode ser melhorada e quais são os ganhos com isso

 

Não é nenhum segredo que a logística muitas vezes é relacionada a problemas, mas ao mesmo tempo, é este setor que oferece soluções que vão se converter em vantagem competitiva, sempre e quando sejam bem aplicadas.

 

Para os 5 desafios mencionados no tópico anterior, selecionamos 5 ações que são a resposta para garantir uma gestão de estoque ideal para que a sua empresa conte com uma logística de armazenagem eficiente.

 

1 – Garanta que o seu estoque esteja otimizado à estratégia da empresa

 

O que comprar? Quanto comprar? Quando comprar? Essas são perguntas simples, mas que fazem toda a diferença para estruturar o seu estoque, afinal, além dos excessos, as perdas também causam impacto ao restante da operação, por isso é vital encontrar o equilíbrio.

 

Na brclog, nós atuamos com a logística de armazenagem e compreendemos cada detalhe dos desafios envolvidos. No que diz respeito a garantir o estoque ideal para cada operação, trabalhamos com os fundamentos da Logística 4.0 (clique aqui e saiba mais sobre essa tendência que está revolucionando o mercado).

 

Por exemplo, contamos com um sistema WMS (Warehouse Management System) que permite acompanhar em tempo real o status dos pedidos, a posição do estoque, além da automática inserção de pedidos, o que promove maior agilidade na operação. Através do sistema, também é possível realizar o monitoramento de validade, temperatura e umidade dos produtos, o que é essencial para evitar as perdas.

 

Com isso, podemos dizer que usar a tecnologia para controlar o estoque é um método eficaz para diminuir os custos e perdas, pois à medida que há informação disponível, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

 

2 – Faça inventários periódicos

 

Como mencionamos anteriormente, o inventário é o processo que ajuda a identificar inconsistências e possíveis falhas no processo.

 

Na brclog, o inventário é realizado de forma física e eletrônica e o fato de contarmos com o apoio de sistemas avançados e uma equipe treinada faz com que o processo seja dinâmico e personalizado.

 

3 – Invista em segurança

 

Monitorar o estoque também é uma maneira de fazer uma boa gestão, já que assim também se evita perdas. Para isso, recomendamos usar um bom sistema de câmeras, além do controle de acesso por pessoas. Na brclog, cada um possui seu próprio login e senha para acessar o estoque, o que facilita na hora de identificar algum tipo de divergência.

 

4 – Controle as movimentações 

 

A tecnologia também serve de ajuda para superar esse desafio, pois, uma vez que a operação conta com um sistema robusto, fica mais fácil inserir as movimentações de entrada e saída, além de oferecer maior confiabilidade.

 

Os produtos que são recebidos na brclog passam por conferência, recebem código de barras e etiquetas inteligentes, que é um dos meios para garantir que as informações estejam no sistema e que os itens possam ser localizados mais facilmente.

 

5 – Automatize e otimize

 

De uma forma ou de outra, todos os pontos mencionados acima envolvem até certo ponto o uso de ferramentas tecnológicas, mas existe um fator crucial para garantir a logística de armazenagem eficaz que não envolve nenhum sistema, a escolha da parceria ideal. Contrate apenas quem esteja disposto a atender toda e qualquer necessidade da sua operação e que entenda a importância do compromisso.

 

Desde o começo de sua jornada, a brclog tem aceitado inúmeros desafios para estar à altura do que cada operação exige, contando com projetos logísticos personalizados, afinal, a gente entende que #JuntosVamosMaisLonge.

 

Procure a nossa equipe e conheça os outros detalhes das nossas soluções em armazenagem.

 

 

Conteúdo protegido.