16 nov

Logística Hospitalar: Qual é o impacto e as vantagens para a sua operação?

 

Segundo o site Saúde Business, a logística hospitalar pode representar até 50% do custo de atendimento em saúde, ou seja, este é um fator que pode causar forte impacto na operação de clínicas ou hospitais, seja de forma positiva ou negativa. Tal importância se destaca ainda mais em épocas de crise, que requer uma logística hospitalar ainda mais eficiente, para que não falte materiais e medicamentos.

 

Justamente, por isso, que é importante compreender os detalhes que envolvem tal operação e nós te ajudaremos com essa tarefa, então, nos acompanhe até o final dessa leitura e desfrute de todas as dicas que temos para compartilhar.

 

 

O que é e como funciona a logística hospitalar?

 

A logística hospitalar basicamente é o gerenciamento estratégico da aquisição, movimentação e armazenamento dos materiais médico-hospitalares, o que também abrange a administração dos processos, com o objetivo de proteger e garantir a segurança dos colaboradores, pacientes e do meio ambiente.

 

Sendo assim, a empresa que oferece serviços neste segmento deve contar com alguns fatores como bons softwares que facilitem a gestão, armazenagem adequada e uma equipe treinada para atender as especificações que os processos requerem.

 

A brclog começou a sua trajetória prestando serviços à área de saúde e, desde 2002 atende as necessidades de seus clientes com qualidade e eficácia, além de que com a experiência surgiu a oportunidade de expandir o atendimento a outros nichos do mercado global.

 

Qual é o impacto na sua operação?

 

Como citamos anteriormente, a logística hospitalar impacta diretamente a operação, caso as atividades sejam realizadas por uma equipe especializada em dar o suporte adequado, as consequências são: gestão eficaz, redução de custo e satisfação do cliente final.

 

Agora, se as normas não forem seguidas a risca e não houver planejamento e acompanhamento, dificilmente haverá um resultado que não envolva prejuízo.

 

Com isso, fica claro que para uma logística hospitalar de sucesso é fundamental contar com um parceiro que consiga atender todas as necessidades da sua operação, além disso, é muito importante poder contar com flexibilidade, pois, como sabemos, no mundo da logística tudo pode mudar a qualquer momento. Junto a isso, a pandemia causada pelo Coronavírus reforça a ideia de que quem é capaz de se adaptar é quem se destaca perante o mercado.

 

Para se manter na ativa durante o auge da quarentena, a brclog se reuniu com os hospitais e redesenhou todo o fluxo de abastecimento de itens relacionados ao Covid-19. Foram realizados, por exemplo, ajustes na grade de recebimento por conta do aumento na demanda de medicamentos, materiais e EPIs. Também houve mudanças para evitar ruptura na rede, entre elas estão ações como o redimensionamento de turnos de trabalho e o plantão 24 horas para os atendimentos emergenciais.

 

Conheça as vantagens para o seu negócio

 

Agora vamos abordar 5 benefícios que você tem ao contratar um parceiro que possa realizar a logística hospitalar para a sua operação:

 

1 – Simplificação de processos

 

Por conta das variadas especificações, os processos que norteiam a logística hospitalar necessitam estrutura hábil e completa para garantir o bom estado dos medicamentos e, vale ressaltar, que tais fatores são essenciais desde o recebimento até o transporte.

 

A brclog entende que uma infraestrutura adequada é um ponto crucial para atender os clientes com eficiência e, por isso, investe constantemente em suas instalações. Atualmente conta com uma sala climatizada de 200m², equipamentos de refrigeração para acondicionamento de substâncias termolábeis, além de cumprir totalmente com as normas estabelecidas pela Anvisa. Na seção Infraestrutura você pode conhecer mais detalhes a respeito.

 

2 – Equipe especializada

 

Um especialista é uma pessoa que possui conhecimentos e habilidades especiais sobre uma determinada atividade. No que diz respeito à logística hospitalar, contar com uma parceria que possua uma equipe especializada é uma grande vantagem, além de que é um fator decisivo na hora de escolher a empresa que vai se responsabilizar pela sua operação.

 

Dizemos isso porque é essa equipe que vai manusear os itens e estar à frente dos processos, que por serem específicos, também requerem atenção especial. Ou seja, é necessário responsabilidade técnica, por isso, a brclog conta com o suporte de um farmacêutico em tempo integral.

 

Para garantir que a equipe está em sincronia com as necessidades da operação, outros pontos também são levados em consideração, por exemplo, os colaboradores são constantemente atualizados por meio de treinamentos, além de que a brclog faz questão de enfatizar o quanto considera importante o relacionamento transparente entre fornecedor e cliente, pois, essa é a melhor forma de conseguir harmonia e foco no mesmo objetivo.

 

Também vale mencionar que para manter a qualidade da equipe é essencial que a empresa esteja atenta a saúde de cada um dos colaboradores. A brclog sempre teve essa preocupação e, por conta da pandemia, redobrou os cuidados sanitários (disponibilizando EPIs e álcool em gel) para garantir a maior segurança possível durante as atividades.

 

3 – Uso de equipamentos e de tecnologias avançadas

 

Uma empresa especialista em logística hospitalar deve contar com sistemas robustos, pois tais ferramentas são importantes para otimizar processos e evitar perdas.

 

Por exemplo, a brclog conta com um sistema WMS que fornece um panorama completo da operação para a equipe e para os clientes, por meio dessa ferramenta o pedido é inserido, o estoque é acompanhado, tudo de forma ágil e com precisão. Além disso, é possível emitir relatórios dos processos para análise de indicadores, o que é essencial para identificar gargalos e desenhar estratégias apropriadas.

 

Lembrando que também é realizado um controle de validade, temperatura e umidade, o que na logística hospitalar é essencial para garantir a integridade e o acondicionamento adequado dos medicamentos.

 

Conheça mais detalhes sobre tais soluções clicando aqui.

 

4 – Redução de custos

 

Como já mencionado, contratar uma empresa para cuidar da sua logística hospitalar é uma forma de poder direcionar o seu foco para outros fatores do negócio e manter a qualidade dos processos. Uma vez que encontre a parceria apropriada, também terá como benefício a redução dos custos operacionais, pois o objetivo é que o operador logístico proveja soluções sob medidas e que vão evitar o desperdício de recursos.

 

Na brclog, os projetos logísticos são totalmente personalizados, com isso, é possível oferecer aos clientes soluções sob medidas e que também atendam às necessidades financeiras da empresa.

 

Não deixe de ler o próximo item e entenda o porquê é importante garantir que a logística hospitalar do seu negócio conte com processos específicos.

 

5 – Atendimento personalizado

 

O fácil acesso à tecnologia já vinha mudando o perfil do consumidor e o impacto da pandemia causada pelo Coronavírus apenas reforçou a necessidade de tal mudança. Por isso, é vital realizar uma análise constante em busca de melhorias e personalização, o que fica mais fácil e prático quando se pode contar com uma parceria que realmente esteja sincronizada com o que o seu negócio precisa.

 

A brclog acredita que para isso acontecer é necessário inovação e é, por esse motivo, que está sempre em busca do diferencial, como por exemplo, a entrega setorizada, onde o usuário de cada setor, através da sua necessidade de consumo semanal, elabora o pedido direto no portal web via dashboard.

 

Este sistema oferece vantagens como:

 

1 –  Elimina a necessidade de trânsito dos materiais e medicamentos nos setores da farmácia, reduzindo em tempo de disponibilidade e espaço para recebimento;

2 –  Com a garantia de abastecimento semanal direto no setor, diminuiu a necessidade em dias de inventário na ponta de consumo;

3 –  Abastecimento setorizado garante a disponibilidade exata do que realmente cada  área necessita de acordo sua especialidade, descentralizando estoques, liberando espaço nas farmácias centrais, direcionando esses locais para atividades de maior relevância ao Core Business do hospital.

 

Incrível, não é?

Agora que já conhece um pouco mais sobre a importância da logística hospitalar vai ficar mais fácil de escolher a melhor parceria para o seu negócio. A equipe brclog está aqui para te ajudar e a única coisa que você precisa fazer é entrar em contato com a nossa equipe. Esclareça as suas dúvidas e não se esqueça: #JuntosVamosMaisLonge.

Conteúdo protegido.