18 nov

Conheça os diferenciais na Logística em Saúde: Medicamentos, Cosméticos e Alimentos

 

A Logística em Saúde tem cada vez mais importância dentro da estratégia de Suprimentos. Estar à frente deste de processo é um grande desafio, pois exige atender a um alto padrão de requisitos que vai além do que é pedido para a logística no varejo ou e-commerce, por exemplo.

 

A brclog atenta à estas necessidades, buscou através de investimentos em tecnologia, infraestrutura e equipe especializada, se posicionar como uma solução diferenciada para este segmento.

 

 

O que é a Logística em Saúde e porque é diferente?

 

A Logística em Saúde, basicamente, se refere a um conjunto de operações que visa a aquisição racional de insumos clínicos, levando em consideração o estoque do estabelecimento, a movimentação dos itens, as condições de armazenamento, a gestão de compras e a administração do fluxo de informações em todas as fases do processo, afim de garantir a rastreabilidade por lote, controle de vencimentos e manuseio, como cumprimento às exigências dos órgãos regulatórios.

 

Também é necessário, instalações de armazenagem que sejam adequadas e que possam cumprir com as regulações sanitárias estipuladas, como ambientes refrigerados e limpeza com determinados produtos.

 

A brclog é referência no serviço de Logística em Saúde, pois presta assistência e segurança, além de se comprometer em reduzir erros ao organizar, administrar e gerenciar os insumos. Para isso, conta com um robusto sistema WMS, que gerencia toda a cadeia logística e permite a rastreabilidade da mercadoria desde a entrada no CD até a entrega.

 

Outro diferencial da brclog é a estrutura física que foi montada para atender os clientes com salas climatizadas, equipamentos de refrigeração para acondicionamento de substâncias termolábeis, além de monitoramento de temperatura e umidade.

 

Conheça as outras características dos serviços de Logística em Saúde clicando aqui.

 

 

Quais os principais produtos transportados?

 

Atendendo às exigências dos órgãos regulatórios, a brclog executa o transporte dos medicamentos em veículos apropriados, adequados ao controle de temperatura e dentro dos padrões da Anvisa, submetendo estes ao rígido controle de higienização.

 

Assim como os medicamentos, os alimentos de suplementação (dietas), são acondicionados seguindo os rígidos controles de manuseio, acomodação e dispensação do ambiente hospitalar.

 

Bebidas como sucos, refrigerantes e leite, podem ser transportados em caminhões com uma espécie de tanque de aço (quando há apenas líquido), ou em suas respectivas embalagens, depois de serem manuseados na fábrica.

 

 

Particularidades do transporte de medicamentos, cosméticos e alimentos

 

Como já mencionamos, estes tipos de produtos são conhecidos por suas características específicas como sensibilidade às variações de iluminação, umidade e temperatura, logo, os processos logísticos que envolvem tais mercadorias também precisam atender a certos requisitos.

 

É exatamente isso que acontece com o transporte, por exemplo, de um distribuidor que leva medicamentos e deve possuir o Certificado de Regularidade do Conselho Regional de Farmácia, exigido pela Anvisa.

 

Além disso, é preciso contar com um farmacêutico na equipe de colaboradores, pois este profissional será o responsável por identificar as necessidades do produto, evitar que tenha contato com outros itens, que podem ser tóxicos ou radioativos e garantir o acondicionamento adequado dentro do veículo, bem como a higiene e limpeza do ambiente.

 

Quando uma carga de medicamento é recebida, também é essencial o acompanhamento de um profissional capacitado, e no caso de qualquer inconformidade, deve ser solicitada a devolução.

 

A brclog é comprometida em cumprir todas as exigências para realizar atividades logísticas, possui em sua equipe um técnico responsável Farmacêutico, dedicado ao monitoramento para o cumprimento de todos os regulamentos e elaboração dos POPs necessários ao projeto logístico.

 

Também há especificações para o transporte de cosméticos, além das devidas certificações, a empresa precisa adequar os produtos em caixas firmes. Pode parecer algo óbvio, mas é um ponto que pode gerar problemas no trajeto. Outro ponto que deve ser ressaltado é a importância do acondicionamento adequado dentro do veículo, produtos pesados embaixo e os leves e mais frágeis por cima. Apesar de serem recomendações simples, são atitudes que podem evitar perdas durante o transporte.

 

As várias exigências também fazem parte do transporte de alimentos, inclusive, existem duas normas da Anvisa que abordam detalhes sobre as práticas de higiene e a manipulação para não ocorrer contaminação, entre outros aspectos.

Clique aqui e converse com a gente sobre o seu projeto!

 

Conteúdo protegido.