29 abr

Por que faz diferença que seu Operador Logístico implante o certificado ISO?

Por que faz diferença que seu Operador Logístico implante o certificado ISO?

 

Muitos conhecem o certificado ISO, mas nem todos entendem o quanto a credencial é importante. Na Brclog, estamos sempre buscando formas para inovar e atender o alto padrão de qualidade que o mercado exige, por este motivo, implantamos o certificado ISO. Decidimos compartilhar este conteúdo para esclarecer detalhes da implantação, e algumas dúvidas frequentes em relação ao tema.

 

O que significa ISO?

 

Em português, ISO significa Organização Internacional de Normatização, uma entidade global especializada em padronização que dispõe de uma série de orientações, com o objetivo de promover o desenvolvimento saudável e a qualidade da prestação de serviço e processos.

 

Foi fundada em 1946 e está presente em mais de 111 países. No Brasil, é representada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

A certificação ISO tem como premissa, demonstrar a clientes, mercado e sociedade em geral que a organização produz e ou fornece serviços com alto nível de qualidade, através das melhores práticas, que é gerida de forma eficaz, através de um sistema de conformidade com referencial normativo reconhecido:

  • É sólida;
  • Tem reputação;
  • Evita perda de mercado;
  • Tem responsabilidade civil;
  • Pequena margem de reclamações;
  • Tem relações comerciais facilitadas;
  • Redução das perdas de produção;
  • Menos reprocessamento, reparo e trabalho;
  • Menor número de reposições para os clientes:
  • Redução dos custos de paralisação, de ações para solucionar problemas, de operação e de aquisição.

 

Destaque no mercado

 

É uma forma de se sobressair no mercado, afinal, a ISO é uma norma conhecida mundialmente. Isso faz com que muitas empresas decidam contratar apenas fornecedores que estejam certificados, pois sabem que encontrarão com mais facilidade, os requisitos que procuram e consideram fundamentais para uma parceria.

 

Com isso, fica claro que implantar as normas de um dos certificados ISO não é se tornar igual a todos ou deixar de ter liberdade dentro da empresa, mas sim, confirmar que a organização é qualificada e está à altura do que é exigido pela norma, pelos clientes e principalmente pelo mercado.

 

Quais são os maiores desafios?

Todas as questões são envolvidas em uma certificação, desde a estrutura da documentação até a conscientização do quadro de colaboradores.

 

A necessidade de fazer com que todos compreendam as mudanças em curso é a principal barreira, tendo em vista que é natural que um processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade, pode gerar desconfiança de maneira geral, sendo esse, o principal entrave inicial no processo para certificação.

 

Aprimorar a comunicação trará benefícios ao sistema de gestão da qualidade, auxiliando as sistemáticas dos procedimentos e instruções de trabalho.

 

Para uma organização que tem entre seus elementos a melhoria contínua, é primordial que se pense em longo prazo e exista a consciência de que o impacto inicial com a implantação de um sistema de gestão da qualidade, e posterior certificação, demandará um processo contínuo, bem trabalhado pela liderança.

 

Por que a sua empresa precisa de um Operador Logístico certificado?

 

Para ter a certeza de que seu patrimônio está entregue a um prestador de serviços, que possui processos estruturados de qualidade.

Conteúdo protegido.