13 jul

Montagem de Kits: Estratégia com grande potencial que pode otimizar a logística de produtos combinados

 

Já ouviu falar sobre um processo chamado de Montagem de Kit? Tem dúvida se esse é um bom investimento para agregar valor ao seu negócio? Bom, nós temos respostas para essas perguntas, leia o artigo até o final e confira todas as nossas dicas sobre essa estratégia em potencial, e se precisar de qualquer ajuda é só procurar a nossa equipe.

 

Afinal, por que inovar passou a ser essencial para uma boa estratégia logística?

 

Antes de explicar os detalhes que envolvem a Montagem de Kits é importante esclarecer alguns outros pontos em relação à estratégia logística.

 

Fatores como avanços tecnológicos e mercado competitivo são muito conhecidos no universo logístico, e também fazem parte dos motivos pelo qual uma empresa precisa adequar a sua estratégia, afinal, o perfil do consumidor mudou, e é por isso que tem exigido uma experiência  cada vez mais eficaz e personalizada durante todo o processo de compra.

E é justamente por isso que a inovação passou a ser fundamental no momento de traçar a estratégia, mas o que significa inovar? O dicionário da língua portuguesa define esta palavra como: realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes, produzir novidades, renovar; ou seja, direcionando esta definição para a logística, pode-se dizer que a inovação envolve aprimorar processos logísticos, o que inclui implantar novas ideias e ações para melhorar a execução de uma atividade já existente. Uma vez que isso acontece toda a cadeia sente a mudança, o que também impacta positivamente no cliente final.

 

É importante ressaltar que para que essa prática tenha sucesso, é essencial um bom planejamento e gerenciamento, o que contempla pelo menos três etapas, que são:

 

  • Definição da visão de inovação: O primeiro passo envolve analisar o que a empresa quer alcançar, quais são os objetivos e o que pode surpreender o cliente. Um fator essencial para que seja possível cumprir com esta etapa é desenvolver e manter uma boa comunicação com os parceiros.
    A brclog acredita fielmente na importância de um bom relacionamento e preza tal fundamento por oferecer um atendimento personalizado a cada um dos parceiros e suas operações, com isso, ambos os lados conseguem manter o mesmo engajamento para aprimorar os processos, sempre considerando a importância de inovar em meio ao mercado competitivo;

 

  • Análise dos ambientes interno e externo: Uma vez que tenha definido qual direção seguir, é hora de identificar as oportunidades que a empresa tem para inovar, e para isso é necessário encontrar quais são os gargalos nos processos (tanto interno como externo) que podem impedir a aplicação de um novo procedimento . Para atingir esta etapa, a brclog conta também com um sistema WMS robusto e prático que permite o acompanhamento das operações e suas métricas de performance. Tanto a equipe como o parceiro visualizam e acompanham tudo em tempo real, e assim é possível traçar uma estratégia específica e que leve a um bom posicionamento perante o mercado. Para saber mais detalhes sobre as soluções que oferecemos, conheça a aba Diferenciais do nosso site.

 

Agora que você já conhece os principais pontos para iniciar o plano de inovação da sua empresa, vamos falar sobre o processo de Montagem de Kits e a logística de produtos combinados. Assim, poderá identificar se essa é a solução que está buscando para o seu negócio.

 

O que é e como funciona a Montagem de Kits?

 

O processo de Montagem de Kits também é conhecido por co-packing, que traduzindo para o português significa segundo embalamento, ou seja, o sistema basicamente envolve a junção de produtos para criação de um kit promocional, com o objetivo de atrair o cliente.

 

Essa estratégia vem sendo utilizada com frequência no Brasil, pois, devido às condições econômicas atuais do país, as promoções do tipo “leve 3 pague 2” têm sido uma das opções mais buscadas pelo consumidor, que quer economizar e ao mesmo tempo continuar comprando produtos de qualidade.

 

Geralmente o processo de Montagem de Kits funciona assim: a empresa identifica um produto ou uma linha que se beneficiaria de uma promoção, define quais tecnologias a serem usadas no processo (como impressoras e scanners), juntamente com os componentes para composição do kit, repassa tudo para o co-packer que faz a montagem e depois retorna para o Centro de Distribuição ou fabricante.

Um exemplo prático: uma empresa que fabrica escovas de dentes e pastas pode criar um kit com os dois produtos. Depois de escolher o formato, o próximo passo seria o co-packer fazer o manuseio e enviar o kit pronto de volta ao produtor ou a um Operador Logístico para que realize a distribuição.

 

É importante ressaltar que fatores como modelo, dimensão e peso do kit influenciam diretamente no custo do processo logístico, por isso destacamos mais uma vez mais a importância da boa comunicação entre as partes envolvidas, pois assim é possível garantir que o projeto aconteça de acordo com o esperado por ambos lados.

 

 

A montagem de Kits na brclog 

 

A Montagem de Kits pode ser aplicada como estratégia a vários segmentos, um deles é o ambiente hospitalar; no qual o processo permite a junção de itens de respiração, por exemplo, e que devem estar à mão, prontos para serem utilizados com maior celeridade nos leitos hospitalares. A brclog começou a sua trajetória com parcerias nas áreas de saúde, cosméticos e saneantes domissanitários, e devido ao know-how adquirido, conseguiu expandir suas atividades de maneira sólida. Conheça um pouco mais dessa história clicando aqui.

 

Hoje, a brclog possui uma área preparada e uma equipe especializada para realizar o manuseio e a Montagem dos Kits e, para isso, conta com máquina seladora, confecção, atividades de packing e rastreabilidade.

 

Um dos fatores essenciais para que a Montagem de Kits seja eficaz é garantir a adequação dos produtos a necessidade do cliente do começo ao fim, mesmo nos detalhes. Neste sentido, podemos citar como exemplo a aplicação de rótulos e etiquetas ao produto, aspectos que podem fazer total diferença, afinal, fazem parte da identidade visual que a empresa quer transmitir e pode influenciar na opinião do cliente final.

Para garantir o melhor para os seus parceiros, a brclog conta com um robusto processo de rotulagem e etiquetagem, que envolve a confecção de etiquetas, padronização da identificação, impressão, conferência e aplicação, e tudo é realizado de uma forma dinâmica, personalizada e com alta capacidade de produção.

 

Também está disponível o atendimento ao varejo por meio da Montagem de Kits no padrão “pague 1 leve 2” ou similares, oferecemos soluções desde o manuseio até a distribuição, ou seja, a sua empresa pode focar na estratégia enquanto a brclog garante a eficácia da logística de produtos combinados.

 

Procure nossa equipe para saber mais detalhes a respeito dessa solução, garanta a melhor parceria para o seu negócio, e não se esqueça #JuntosVamosMaisLonge. 

Conteúdo protegido.