06 jul

Cross Docking – Essa é a melhor estratégia logística para a sua empresa?

 

Assim como um corpo humano precisa de todos os órgãos em bom funcionamento, para que a sua empresa tenha sucesso também é importante que os setores estejam em sintonia. E, para isso acontecer, é essencial possuir uma estratégia logística adequada, afinal, este é um dos fatores que vai garantir que o cliente final seja atendido de acordo com as expectativas estabelecidas.

 

Além disso, utilizar este método também permite a redução de custos operacionais e a promoção de melhorias contínuas, tanto interna como externamente.

Neste artigo nós vamos falar a respeito de uma estratégia que é bem conhecida no mundo da logística: o Cross Docking. Como funciona? Existem vantagens? Como implantar na empresa?

 

Nós temos todas estas respostas, então, não deixe de ler o artigo até o final e, se ficar com alguma dúvida, é só falar com a nossa equipe, estamos à disposição para ajudar.

 

Como funciona o Cross Docking?

 

A expressão “cross docking” pode ser literalmente traduzida como cruzamento de docas, o termo começou a ser usado em 1930, durante as operações que envolviam o transporte rodoviário nos Estados Unidos.

 

Atualmente, esta é uma técnica que vem sendo muito utilizada pelo e-commerce, o conceito é trabalhar com o estoque zero, desta forma, não é necessário armazenar uma grande quantidade de produtos se não houver pedido. Basicamente funciona assim: quando o cliente faz a compra, o fornecedor entrega a mercadoria à equipe do operador logístico, que se encarrega da organização, distribuição e transporte até o last mile (última ponta ou entrega final).

É importante ressaltar que neste tipo de operação o tempo de permanência das mercadorias no operador deve ser o mínimo possível, geralmente o período é de, no mínimo, um dia e, no máximo, três, tudo depende do serviço que foi contratado.

 

Existem três tipos de Cross Docking que são os mais comuns entre as empresas:

 

  • Movimentação Contínua: Este é o método mais tradicional de Cross Docking. Os produtos são recebidos e despachados o mais rápido possível, com o objetivo é evitar o acúmulo de itens no estoque;

 

  • Movimentação Consolidada ou Híbrida: Nesta modalidade, depois de os pedidos serem recebidos e separados, uma parte segue o fluxo logístico para ser entregue ao cliente final. A outra parte é direcionada ao estoque para que haja combinação com outros produtos que formarão pedidos completos;

 

  • Movimento de distribuição: Essa opção geralmente é utilizada no B2B (Business to Business), que envolve a carga ser distribuída em cargas FTL (Full Truck Load) para os clientes.

 

 

Quais são as vantagens do Cross Docking?

 

Utilizar o Cross Docking como estratégia logística pode beneficiar a sua operação de várias formas, conheça algumas das vantagens:

 

  • Menor tempo de entrega: Como comentamos anteriormente, este método tem como objetivo otimizar as operações que começam na retirada do produto no fornecedor até a entrega final, logo, o cliente recebe antes e tem a sua expectativa superada, o que pode ser convertido em novas compras. Como consequência, também ocorre a redução do lead time, que é um indicador importante para as empresas e que representa o tempo que o pedido leva desde o momento do pagamento até o recebimento do produto no endereço indicado. Garantir uma boa performance em relação a este indicador é mais uma ação que promove a conversão de vendas;

 

  • Menor custo logístico: O Cross Docking permite a redução de custos com relação aos processos de manuseio, já que não é necessário um estoque, apenas um inventário. As despesas com o transporte também diminuem, pois a carga de vários fornecedores é aglomerada para ser distribuída entre uma mesma região específica. Geralmente os veículos saem do armazém com a carga completa (Full Truck Load) e com otimização de rotas de entrega;

 

  • Redução do capital giro: Esta estratégia se desenvolve a partir das premissas just in time (na hora certa), ou seja, não é necessário comprar vários produtos para formar um estoque e aguardar a venda. Com isso, o capital de giro pode ser aplicado em outras vertentes da empresa;

 

  • Estoque zero: Um dos maiores problemas das empresas é lidar com as previsões de demanda, falta de produto ou gasto excessivo com o que não sai para venda, assim, o método Cross Docking pode eliminar toda esta preocupação e gasto;

 

  • Satisfação do cliente: A cada dia que passa o mercado está mais competitivo, uma vez que a sua empresa consiga oferecer uma boa experiência de compra, o cliente vai se sentir mais inclinado a comprar novamente em sua loja;

 

  • Facilita a gestão do Supply Chain: Quem está por trás da gestão da cadeia de suprimentos acaba sendo responsável por diversos processos que são otimizados com a aplicação do Cross Docking. Com isso, o foco pode ser direcionado a outras partes da empresa, como melhorias de processo e aumento de produtividade.

 

Como implementar o Cross Docking na minha empresa?

 

O Cross Docking é uma estratégia logística que pode ser aplicada a variados modelos de negócios e, para que haja sucesso, um dos fatores considerados essenciais é o bom relacionamento entre todas as partes envolvidas, afinal, este é um tipo de operação complexa. 

 

A brclog compreende a importância da comunicação aberta com os clientes, justamente por isso, que atua com uma equipe treinada para dar suporte personalizado, que sempre leva em consideração a necessidade do parceiro e sua operação. Também utiliza um sistema WMS de ponta para garantir o bom gerenciamento dos processos.

A sua empresa precisa e merece o melhor do mercado, então, faça uma análise detalhada antes de implantar o Cross Docking, selecione várias opções e realize um comparativo, esta é a melhor forma de encontrar a parceria ideal para atender a sua necessidade.

 

Outro fator importante a ser considerado é o centro de distribuição e suas características. Por exemplo, o tamanho do local precisa estar adequado ao seu fluxo de pedidos, e a localização também deve ser estratégica, pois é um fator que pode influenciar diretamente na média do indicador lead time.

A brclog fica localizada em São Bernardo do Campo, estrategicamente ao lado do Rodoanel, o que também permite fácil acesso ao porto de Santos e aos aeroportos de Guarulhos e Cumbica em São Paulo. Para saber mais a respeito você pode acessar a sessão “Infraestrutura” que fica aqui no nosso site. 

 

Existe, ainda, mais um fator que pode fazer total diferença para o êxito da sua operação: a aplicação da tecnologia. O Cross Docking envolve a sincronização de várias etapas, então é crucial que a sua empresa tenha visibilidade de cada etapa, assim, além de acompanhar cada detalhe via sistema, também pode prevenir situações que gerem um possível atraso na entrega para o cliente final.

Mesmo depois que a sua operação estiver em andamento, é fundamental que siga com o monitoramento de indicadores e resultados, afinal, é por meio dessas informações que se pode encontrar os gargalos e pontos para melhoria de desempenho.

O Cross Docking é mais um serviço que está disponível para os clientes da brclog, que por atuar em diferentes ramos, é capaz de oferecer flexibilidade para atender as exigências de cada parceiro.

 

Procure nossa equipe para saber mais a respeito, e não se esqueça: #JuntosVamosMaisLonge

 

Conteúdo protegido.