Nós que atuamos com logística entendemos na prática como o tempo pode ser um amigo e muitas vezes um inimigo.
A cada dia que passa vivemos novas descobertas na medicina, avanços tecnológicos e participamos de um mercado totalmente acirrado e competitivo, o que é bom no sentido de que nos motiva a estar sempre em movimento.
Falando diretamente sobre a brclog, podemos afirmar que um outro fator que nos move a inovar são os nossos clientes e suas crescentes demandas, afinal, entendemos e queremos oferecer as melhores soluções logísticas, e sabemos que para se manter um passo à frente do mercado é essencial continuar ampliando os horizontes das operações.
E foi justamente pensando em tudo isso que decidimos criar este blog, que tem como objetivo ser um espaço para compartilhar informações confiáveis a respeito do mundo da logística, além de ser um meio para tirar dúvidas.
Acredite, os conteúdos que estamos preparando podem sim fazer diferença para o seu negócio.
Quer saber com qual tema vamos começar? Então vamos lá!
Afinal, o que é terceirização logística?
No dicionário, a palavra terceirizar é definida por: contratar um terceiro para realizar serviços que não estejam relacionados com a atividade principal da empresa.
Vamos dar um exemplo para que fique mais claro: a sua empresa atua com o produto/serviço X mas para isso precisa do processo A, B e C rodando também. A brclog é especialista no processo A, então garante que ele funcione de acordo com o que é necessário para sua operação, enquanto isso a sua empresa pode continuar focada no produto/serviço X e sem precisar se preocupar em perder a qualidade no processo A.
Prático, não é mesmo?! Ficou na dúvida se no seu caso faz sentido ou não terceirizar?. Bom, continue com a gente nessa leitura pois agora vamos compartilhar quais são as vantagens da terceirização logística.
Conheça as vantagens da terceirização logística
Fluxo fiscal de documentos
Algo que faz parte da inovação no mundo da logística são os programas do governo com objetivo de controlar mais o fluxo fiscal, com isso temos documentos como DANFE, CTE, manifesto eletrônico de carga, CIOT e outros; além das ferramentas, tudo com objetivo de promover controle.
Sabendo disso, é necessário que os operadores logísticos e embarcadores se mantenham em dia com todas as obrigações fiscais, o que envolve o uso de softwares específicos para cumprir com os protocolos, além de garantir a integração necessária com os órgãos do governo.
Sendo assim, na hora de escolher um operador logístico, é essencial analisar se a empresa está por dentro dos regulamentos de fiscalização, e se possui suporte (principalmente na área de TI) na hora de realizar as transações ou integrações fiscais.
Podemos resumir esse tópico em: a empresa que escolher como parceira deve garantir uma operação fiscal regulamentada e segura.
Software de Gestão de Estoque
Concorda que para nós que trabalhamos com logística, realizar uma gestão de estoque eficaz sempre foi um desafio?. E com a competitividade do mercado, essa tarefa passou a ser uma meta perseguida dentro de toda cadeia de suprimento.
Para que o operador logístico se saia bem é fundamental possuir um sistema WMS de ponta, que atenda todas as variáveis de controle e que possa disponibilizar aos clientes relatórios para garantir um fluxo ideal de materiais.
Com o passar dos anos e o constante aumento das parcerias, nós da brclog temos utilizado as demandas dos nossos clientes para entender quais são as necessidades de cada um e assim aprimorar os nossos serviços. Vamos destacar alguns pontos que consideramos fundamentais para uma gestão de estoque eficiente, assim é possível analisar e até incluir alguns destes em sua análise e busca pelo parceiro ideal:
- Dashboard via web: Prezamos por uma boa comunicação com nossos parceiros então queremos que eles possam consultar de maneira prática sua posição de estoque, gerar pedidos e relatórios, e também fazer integrações;
- Controle de estoque por FEFO, FIFO e Lote: Entendemos que para ampliar o nicho de atendimento é preciso flexibilidade, por isso que no quesito gestão de estoque garantimos isso por meio de um sistema WMS multifuncional, o que permite o cliente decidir qual é o melhor parâmetro de picking para atender a sua necessidade;
- Coletores de dados: Utilizamos esta ferramenta na processo de picking pois com ela conseguimos garantir uma separação efetiva e assertiva, além de precisão no momento da conferência;
- Inventário: Este é um processo totalmente delicado, e por isso contamos com um módulo de inventário (que fica dentro do WMS) que permite a contagem e a conferência eletrônica, alinhada às diretrizes de empresas de auditoria.
Estrutura Física e Posicionamento Estratégico
A estrutura física e a localização do seu parceiro logístico são mais dois aspectos importantes na hora de tomar a decisão. Por que? Bom, vamos começar falando sobre o primeiro ponto: no universo da logística as mudanças são constantes, e uma vez que o seu negócio possua estrutura física é mais fácil e viável lidar com algumas situações, a implantação de um novo processo na operação, por exemplo.
O mesmo acontece com a localização, o fato de o parceiro está em lugar estratégico ajuda com os prazos apertados e possíveis imprevistos. Pensando nisso, a brclog instalou sua unidade no Grande ABC, no entroncamento entre a Rodovia dos Imigrantes e o Rodoanel. Inclusive, quando quiser conhecer o nosso espaço é só entrar em contato com a gente.
Licenças e Certificações
O operador que vai atuar em parceria com o seu negócio precisa garantir que possui licença para realizar as atividades que envolvam os seus produtos, claro, tudo deve estar de acordo com a devida legislação dos órgãos reguladores. Além disso, não podemos deixar de mencionar as famosas certificações, afinal, a falta delas pode causar muitos problemas para uma operação logística.
Como já mencionamos aqui, buscamos sempre ampliar o nosso nicho de atuação, e para isso funcionar consideramos que é importante estar preparados para projetos específicos; o que envolve também aplicar o número de certificações. Segue uma lista das quais que queremos destacar:
- COVISA;
- ANVISA;
- AVCB;
- CRF-SP;
- CETESB;
- IBAMA;
- ANTT;
- Polícia Civil do Estado de São Paulo;
- Policia Federal.
Com essa dica dá para ter uma ideia do que pode ser necessário para o seu negócio. E se ficou com alguma dúvida a respeito, é só procurar a nossa equipe que te ajudamos com isso.
Projetos customizados à necessidade do cliente
Decidir por uma terceirização realmente é um processo cheio de detalhes, afinal, envolve dividir os processos da sua empresa em fatias e deixar que um parceiro cuide de uma das partes. Por mais que hajam vários fatores envolvidos é essencial analisar cada um deles, para depois poder desfrutar dos benefícios da decisão. Todo esse processo fica mais fácil quando o operador oferece flexibilidade, soluções práticas, personalizadas e que estejam alinhadas às boas práticas e metas do seu negócio.
SLA e Indicadores
Chegou o momento de falar um pouco sobre o último e não menos importante aspecto entre os “mais relevantes” para fazer uma boa escolha de operador logístico.
O SLA e seus indicadores são essenciais para o bom andar da carruagem na operação, por meio deles é possível identificar quais são os gargalos nos processos, prever certas situações e até obter insights para melhorias. E para acontecer tudo isso é essencial a transparência e a fácil visibilidade de tais métricas.
Fazer parte do ramo de logística há pelo menos 10 anos tem nos fornecido uma constante experiência, o que como resultado nos permite incluir e ampliar indicadores para garantir a eficiência das operações dos nossos parceiros. Vamos compartilhar algumas dessas métricas para te ajudar a entender o que pode ser relevante para o seu negócio:
- Tempo de recebimento: A partir do momento que o produto chega às nossas docas já começa a nossa responsabilidade. Aferimos o tempo desde a entrada até o momento em que o material fica disponível para atendimento, assim garantimos um bom começo de processo, e a partir dessa medida também mantemos a qualidade da equipe;
- OTIF (Pedidos atendidos On time in full): Esse indicador envolve garantir a entrega no prazo estipulado e na quantidade exata, e claro, nesse processo o ideal é que não haja perdas, por isso é importante uma análise detalhada;
- Acuracidade de inventário: Mais um indicador que promove a precisão de dados, o que pode ajudar no processo de compra de matéria prima e na diminuição da curva de perdas e/ou extravios;
- Prazo de entrega: Quando falamos de logística é essencial garantir informação de ponta a ponta, por isso nossas entregas possuem monitoramento e rastreamento em tempo real;
- Sistema de gestão vista de indicadores e relatórios de apoio: Através de uma equipe altamente capacitada e treinada nossos clientes podem contar com o devido suporte.
Pode ser que esteja pensando: Então é isso, só benefícios? Bom, como tudo na vida e no mundo, na terceirização também existem aspectos que podem ser negativos, uma hora ou outra vai acontecer um problema, e o que faz a diferença é a equipe escolhida para cuidar da fatia do seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais a respeito dos nossos serviços? Entre em contato com a gente e não se esqueça: #JuntosVamosMaisLonge!